Campanha Junho Vermelho sobre a conscientização para a doação de sangue
Com estoque baixo de sangue em Teresina e no interior do Piauí, o centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) e de acordo com a direção do órgão, o volume de doações caiu cerca de 40% no mês de maio, porcentagem relativamente maior comparada com os outros anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira, o que é pouco em relação à média de pelo menos 3% de doação que todo país deve possuir, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Criado em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, a campanha Junho Vermelho surgiu para aumentar o número de doações neste período e pensado para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, um gesto solidário de doar uma quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas e como é um processo simples, rápido e indolor.
Quais são os requisitos para doação de sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O intervalo entre uma doação de sangue e outra é de no mínimo dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí fica localizado na Rua 1° de Maio, 235, bairro Centro.
O Hemopi também disponibiliza os telefones 3221-4989 e 3221-8319 para que os doadores possam buscar mais informações antes de fazer a doação.