Campanha Abril Verde e a conscientização sobre prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais
A prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais é tema de grande importância no ambiente profissional. Em, 2021 no Brasil foram registrados 423.217 novos acidentes do trabalho, segundo dados da Ferramenta Radar SIT. Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção de acidentes e melhorar esse cenário, em abril é realizada a Campanha Nacional Abril Verde.
Durante o mês de abril, a data do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (07 e 28/04, respectivamente) marcam a campanha. Ao longo do Abril Verde os cuidados que precisam serem tomados no ambiente de trabalho para prevenir acidentes são reforçados com o propósito de ao longo dos anos crie-se uma cultura nacional de prevenção de acidentes no Brasil.
Nos últimos anos, o Radar SIT mostra queda no número de acidentes. Apesar dessa redução e estabilidade na ocorrência de acidentes de trabalho, a campanha ainda é muito importante para que os números não voltem a crescer e também para que seja criado uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho no Brasil. Pois apesar da redução, segundo artigo divulgado na Revista Brasileira de Saúde ocupacional, o Brasil ainda ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho fatais. Os dados ainda mostram que no ano de 2021, o principal agente causador de acidentes do trabalho são ferramentas e máquinas.
Saúde e Segurança do Trabalho na Servfaz
A Servfaz possui um compromisso em prezar pela saúde e segurança no trabalho dos seus colaboradores. Com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Servfaz fiscaliza os ambientes do trabalho e realiza capacitação e treinamentos com os colaboradores para garantir a saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes do trabalho e visando a promoção da saúde dos trabalhadores, valorizando a qualidade de vida no trabalho.
Para prevenir acidentes na Servfaz, o setor de SESMT recomenda aos colaboradores:
- Cuidar do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e informar à gestão qualquer alteração que o torne impróprio para uso;
- Conservar e guardar bem o EPI;
- Ficar em alerta em qualquer situação de grave e iminente risco e informar à gestão e ao SESMT;
- Evitar improvisos;
- Evitar se atrasar, pois a correria pode favorecer o acontecimento de acidentes;
- Participar das ações e diálogos de segurança;
- Entender a importância de prevenir doenças ocupacionais;
- Investir em qualidade de vida.
Entre os treinamentos realizados pelo SESMT da Servfaz, em sintonia com as Normas Regulamentadoras, estão: integração, segurança e saúde em atividades em altura, segurança e saúde em atividades em espaços confinados, segurança e saúde em atividades com perfuro-cortantes, segurança e saúde em máquinas e equipamentos e protocolos de Segurança contra doenças infectocontagiosas, incluindo a Covid-19.