Novembro Azul conscientiza sobre a saúde masculina
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o intuito primário e primordial à prevenção do Câncer, especificamente o de próstata, já que é o segundo tipo de câncer que mais faz vítimas em todas as regiões do país, ficando atrás apenas para tumores de peles não melanoma (Câncer de pele).
O objetivo principal da campanha é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, estima-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
Fatores de Risco
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
Diagnóstico
O diagnóstico para identificar o câncer de próstata é feito através de exames laboratoriais (PSA-Antígeno Prostático Específico) e por toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o nível de proteína produzida na próstata que é de fácil acesso, pois fica disponível na corrente sanguínea e no sêmen, em caso de níveis alterados da proteína, já se entra em alerta para o segundo passo na identificação que é o exame de Toque Retal com a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.
É importante lembrar que esse tipo de procedimento é realizado apenas por profissional responsável (Médico Urologista).
O cuidado é a melhor prevenção
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica, recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado e adoção de hábitos saudáveis.
Exemplos:
- Fazer atividade física;
- Ter uma alimentação saudável;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Não fumar.
Para mais informações sobre os locais de atendimento e tratamento em Teresina, acesse: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1717/populacao-masculina-tem-acesso-a-tratamento-de-cancer-de-prostata-pelo-sus.