Campanha Outubro Rosa promove a prevenção ao câncer de mama

 em SESMT

No mês de outubro a Servfaz promove a campanha Outubro Rosa, que teve início de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A campanha celebrada anualmente tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção ao câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade em decorrência da doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • Cele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
  • Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Diagnóstico

A detecção precoce do câncer de mama pode ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento). O exame clínico também pode ser realizado por um enfermeiro ou médico treinado.

Mulheres acima de 40 anos, devem realizar anualmente a mamografia. Já mulheres com histórico de câncer na família devem iniciar a realização deste exame com 10 anos de antecedência.

Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama.

Prevenção

Para se prevenir, é importante que a mulher tenha uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), pratique atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fume. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Tratamento

Existem atualmente 317 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas.

Para mais informações, acesse: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5055/fms-elabora-protocolo-de-oncologia-para-agilizar-atendimento-de-pacientes-com-cancer

Postagens Recentes