Aumento da temperatura é uma das consequências da crise climática global
Quando falamos em mudanças climáticas é comum a associação das consequências da crise climática atual ao aquecimento global, que tem como principal causa a intensificação do efeito estufa, fenômeno que nos últimos anos apresentou maior intensidade em razão da poluição do ar causada por diversas ações humanas.
Para enfrentar o problema, diversas ações globais públicas e privadas foram e estão sendo realizadas, como as conferências e acordos entre países, que acontecem com o objetivo de reduzir a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Ações individuais sustentáveis também fazem parte das soluções apontadas por especialistas.
Em 2023, a Organização das Nações (ONU) comunicou que as mudanças climáticas estão fora de controle. A declaração foi feita após o registro da maior temperatura da história do planeta terra. No dia 06 de julho de 2023, a temperatura média global atingiu 17,23 °C. O aumento da temperatura é uma das consequências da crise climática atual e o efeito estufa é a principal causa, mas não é a única.
Os recordes de temperatura também são causados por outro fenômeno: o El ninõ, um fenômeno climático natural que acontece no oceano pacífico, provoca aumento das temperaturas da superfície do mar e impacta o clima de todo o mundo. Diferente do efeito estufa, a ação humana não possui contribuição significativa para o aumento ou diminuição das consequências do fenômeno El Niño, no entanto, quando as consequências do El Niño e do efeito estufa são somadas, o resultado é uma elevação de temperatura a níveis nunca registrados antes.
Além do registro de recordes de temperatura em todo o mundo, outras consequências das mudanças climáticas vêm sendo enfrentadas em diferentes regiões do globo como a seca, incêndios florestais e chuvas abundantes.
As consequências do fenômeno El niño no Brasil
No Brasil, as consequências do El Niño vão desde o excesso de chuvas nas regiões Centro Oeste e Sul à secas nas regiões Norte e Nordeste. As mudanças no clima provocam ainda efeitos na economia, como o aumento da pobreza entre a população, principalmente em regiões onde a agricultura está entre a principal atividade econômica..
Dessa forma, enquanto os cientistas não encontram soluções para lidar com os fenômenos climáticos como o El Niño, as soluções que visam reduzir os gases que contribuem para o efeito estufa e aquecimento global, devem ser trabalhadas o quanto antes e agir para que essas mudanças aconteçam, é uma responsabilidade de todos.
Referências
El Niño é um fenômeno que provoca inúmeras mudanças climáticas globais. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/el-nino/#:~:text=O%20El%20Ni%C3%B1o%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecido,de%20dois%20a%20sete%20anos.
El Niño é um fenômeno que provoca inúmeras mudanças climáticas globais. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/el-nino-causara-mais-calor-extremo-e-governos-precisam-se-preparar-diz-agencia-da-onu/
Setembro promete calor em todo o Brasil; El Niño pode trazer tempestades. Disponível em:
Fenômeno El Niño está de volta, informa agência; entenda os efeitos para o Brasil. Disponível em:
Seca, incêndios florestais, aumento das temperaturas e chuvas abundantes: veja os efeitos do El Niño para o Brasil. Disponível em:
Secretário-geral da ONU diz que as mudanças climáticas estão fora de controle. Disponível em: