A responsabilidade compartilhada de combater o aquecimento global

 em Sem categoria

Desde a década de 1970, grandes conferências ambientais acontecem no mundo para discutir pautas relacionadas à poluição, clima e sustentabilidade, a fim de reduzir danos acumulados ao longo dos anos.

A primeira conferência foi a de Estocolmo em 1972, e desde então, outras conferências aconteceram com avanços importantes como a definição da metodologia 3 R’s que surgiu durante a Conferência da Terra, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Com a proposta “Reduzir, Reciclar e Reutilizar”, o objetivo da metodologia é aprimorar e incentivar o consumo consciente na sociedade e consequentemente a preservação do meio ambiente.

Mais tarde, em 1997, o protocolo de Kyoto na COP-3, avançou a discussão estabelecendo metas de redução de carbono para os países participantes do acordo, a fim de controlar a emissão de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa. Já em 2015, o acordo de Paris, adotado na COP-21, estabeleceu a meta de impedir que o aumento da temperatura média global ultrapasse 2 ºC.

A última conferência, COP 22, aconteceu em 2022 em Marrocos e buscou regulamentar detalhes estabelecidos no acordo de Paris, reforçando o compromisso dos países em reduzir o aquecimento global.

Compromisso do Brasil

No acordo de Paris, o Brasil comprometeu-se com as metas de reduzir em 37% – abaixo dos níveis verificados em 2005 – a emissão de carbono até 2025. Já até 2030, a meta é reduzir em 43% a emissão de gases de efeito estufa.

Entre as estratégias do país para alcançar essas metas, está o aumento de bioenergia sustentável na matriz energética, bem como o reflorestamento de milhões de hectares que foram desmatados de florestas brasileiras nos últimos anos.

É importante ressaltar que proteger o planeta é uma responsabilidade compartilhada e somente o trabalho conjunto possibilita um ambiente saudável e sustentável para as futuras gerações. Durante o mês de setembro, o blog da Servfaz vai trabalhar a pauta da sustentabilidade, a fim de contribuir para a construção de um mundo melhor para todos.

Referências

Acordo de Paris. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris.html

Conferências ambientais: quais foram as principais da história? Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/sustentabilidade/conferencias-ambientais-quais-foram-as-principais-da-historia/

COP 22: compromisso de reduzir aquecimento global não tem volta. Disponível em:

https://akatu.org.br/cop-22-compromisso-de-reduzir-aquecimento-global-nao-tem-volta/

Dia Internacional da Reciclagem: Nosso lixo é nossa responsabilidade. Disponível em:

https://www.reciclasampa.com.br/artigo/dia-internacional-da-reciclagem-nosso-lixo-e-nossa-responsabilidade?nm_conteudo=dia-internacional-da-reciclagem:-nosso-lixo-e-nossa-responsabilidade

Dia Mundial do Meio Ambiente e os caminhos da sustentabilidade. Disponível em:

https://www.reciclasampa.com.br/artigo/dia-mundial-do-meio-ambiente-e-os-caminhos-da-sustentabilidade

Política dos 3 R’s: o que é e como aplicar? Disponível em: https://etica-ambiental.com.br/politica-dos-3-rs/

Postagens Recentes