Campanha Setembro Amarelo promove a valorização da vida e prevenção ao suicídio
A campanha Setembro Amarelo acontece anualmente para promover a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, além de divulgar informações para romper o estigma relacionado ao assunto. Com o tema “Se precisar, peça ajuda”, esse ano a campanha ressalta a atitude de pedir ajuda como um passo importante para as pessoas que estejam passando por momentos difíceis.
O dia de 10 de setembro foi escolhido para ser, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Existem diversas formas de resguardar a saúde mental e prevenir a instalação de alguns transtornos. É importante investir em saúde física para manter a vitalidade, sensação de bem-estar e, assim, evitar o adoecimento.
A saúde preventiva é tão importante que deu origem à chamada medicina do estilo de vida, uma área que ganha cada vez mais espaço nos serviços públicos e privados de saúde. Sua origem está relacionada à constatação, por meio de estudos e pesquisas científicas, de que o estilo de vida é o principal fator de risco para as doenças que mais afetam a população em todo o mundo.
Atualmente, diversos aspectos comportamentais podem comprometer a saúde das pessoas. Entre os hábitos que impedem a população de ter uma boa qualidade de vida estão a falta de exercícios, estresse, má alimentação, uso de cigarro e carência de sono, fatores que influenciam no surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, estresse, ansiedade e outras enfermidades.
Dicas para melhorar qualidade de vida
O Setor de SESMT da Servfaz reuniu algumas dicas que podem melhorar a qualidade de vida e assim, preservar a saúde física, mental e espiritual, confira:
1 – Conheça suas forças e fraquezas;
2 – Para mudar, comece dando pequenos passos diários;
3 – Pratique atividade física;
4 – Busque manter uma alimentação rica em nutrientes;
5 – Tenha um sono adequado;
6 – Não saia sem o café da manhã;
7 – Hidrate-se bem;
8 – Mantenha as consultas de rotina em dia;
9 – Pratique ações que lhe causam bem-estar;
10 – Tire um momento para se conectar espiritualmente;
11 – Contemple a sua companhia;
12 – Nutra boas relações.
Para aqueles que estão passando por dificuldades, nos últimos anos o Brasil tem avançado em desenvolver canais de apoio gratuitos dedicados a ajudar a população. Os principais são o Centro de Valorização à Vida (CVV), disponível 24 horas no telefone 188 e por chat nos horários: Dom – 17h à 01h, Seg a Qui – 09h à 01h, Sex – 15h às 23h, Sáb – 16h à 01h. Em Teresina, a população pode contar com o Provida, ambulatório especializado em saúde mental e de prevenção ao suicídio, mais informações sobre o provida podem ser adquiridas por meio do telefone (86) 99577-1567.