4 recomendações para garantir a segurança de informações na internet

 em TI

Nos últimos anos, a Internet se tornou uma das principais ferramentas por onde a informação e os dados são distribuídos, armazenados, analisados e até mesmo comercializados. Notícias, opiniões, tutoriais, produtos e serviços, são apenas alguns exemplos de informações que são espalhados na web em uma velocidade nunca vista antes por outro meio de comunicação.

Hoje, o maior ativo de pessoas, empresas e até países são seus dados. Se você pensar que todo o seu patrimônio, número do seu CPF, seus investimentos, contagem do tempo de contribuição para aposentadoria, imagens dos seus filhos do nascimento até hoje, são dados armazenados na internet, você começa a entender o tamanho do risco e da responsabilidade que é manter a informação devidamente protegida de indivíduos mal intencionados.

Recomendações de Segurança

1. Manter os softwares atualizados

Mantenha os sistemas operacionais e softwares do seu computador originais e atualizados. Os fabricantes estão sempre em busca de correções e atualizações contra ataques cibernéticos.

2. Proteção contra vírus e ameaças cibernéticas

Utilize um software antivírus para monitorar as ameaças ao seu dispositivo. Faça sempre verificações e obtenha atualizações para ajudar a detectar as ameaças mais recentes.

3. Fazer cópias de segurança

O backup ou cópia de segurança é um mecanismo fundamental para assegurar a preservação dos seus dados em caso de falhas do item 1 e 2. Caso seus arquivos (dados) sejam roubadas ou danificadas. Uma das etapas mais importantes do backup é descobrir com que frequência os dados precisam ser armazenados em backup.

4. Cuidado com informações falsas

Não clique em links que você não tenha certeza de sua origem, mesmo que seja tentador o que estão lhe oferecendo. A maioria dos cibercriminosos utilização dessa opção para roubar dados pessoais e senhas importantes. Geralmente esse tipo de ataque ocorre por e-mail ou mídias sociais.

A segurança da informação está diretamente relacionada a proteção de um conjunto de informações (dados), no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. Por isso, com tantos dados disponíveis e circulando pela internet, a segurança da informação deixa de ser uma necessidade e passa a ser uma prioridade.

Por Camargo Soares – Gestor de TI (Grupo Servfaz)

Referências:

Canaltech

Think Big / Empresas

Postagens Recentes